quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fertilidade do solo

O que é a Fertilidade do solo
Considera-se fértil um terreno que tem elevada percentagem de elementos nutritivos. Um terreno pode ser fértil mas não dar boa “colheita”, nesse sentido é necessário que esses elementos nutritivos estejam sob a forma assimilável e que as condições físicas (textura, estrutura e permeabilidade, etc) permitam um bom desenvolvimento das plantas.


Nutrientes
Nutriente são elementos químicos que as plantas retiram do solo para o seu desenvolvimento e produção.
Todos os nutrientes têm o mesmo grau de importância. A sua classificação é feita pela quantidade extraída do solo pelas plantas.




Macronutrientes primários
N Nitrogénio
P Fósforo
K Potássio
Macronutrientes secundários
Ca Cálcio
S Enxofre
Mg Magnésio
Micronutrientes
Mo Molibdénio
Zn Zinco
Fe Ferro
Mn Manganês
Cu Cobre
B Boro
Co Cobalto
Cl Cloro

Nitrogénio – Principal elemento limitante das produções vegetais, é através deste nutriente que é realizada a fotossíntese. Normalmente é absorvido pela planta na forma nítrica  (NO3-) e/ou amoniacal (NH4+). Numa situação de carência as folhas ficam amareladas, pouco vigorosas e o crescimento é reduzido. O excesso deste elemento implica a baixa resistência ao ataque de insectos e fungos, à secura e à geada.

Fósforo - Dá à planta robustez, aumenta o sistema radicular o que vai permitir mais água e nutrientes do solo. Normalmente é absorvido pela planta na forma de ortofosfato  (H2PO4-) primário. A deficiência deste elemento manifesta-se através do tom arroxeado nas folhas e uma diminuição do crescimento das raízes.

Potássio – Este elemento contribui para a síntese de vários compostos, aumenta a resistência das plantas às pragas e doenças, e melhora a qualidade das plantas. Normalmente é absorvido na forma de  K+. A deficiência do Potássio manifesta-se pelo aparecimento de manchas amareladas nas margens que mais tarde se tornam acastanhadas ao mesmo tempo que a folha se enrola sobre a página superior.

Cálcio - desempenha um papel importante no crescimento. A deficiência manifesta-se por um atrofiar tanto das raízes como das folhas.

Enxofre - Estimula o desenvolvimento das plantas colaborando na formação do sistema radicular e da parte aérea de plantas. Permite melhor actuação do nitrogénio e do fósforo. Permite uma boa maturação e um bom desenvolvimento das sementes. Num estado de carência as folhas tornam-se ligeiramente amareladas.

Magnésio – Indispensável às plantas já que constitui a clorofila fornecendo o pigmento verde. A deficiência de Magnésio manifesta-se pelo aparecimento de manchas amarelo-acastanhadas distribuídas entre as nervuras das folhas, provocando uma redução do crescimento da planta, inibindo a floração e morte prematura das folhas. Inicialmente, os sintomas acentuam-se nas zonas mais velhas das plantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário