O solo

Tipos de solo e suas características:
  • Solo turfoso – Solo raro, deixa penetrar a água, conservando-a, é rico e fácil de trabalhar. No entanto é muito ácido para algumas culturas e excessivamente húmido para outras. No caso de compensação deve ser adubado com Fósforo e substâncias ricas em Potássio, drenado e corrigido com calcário para reduzir a acidez.
  • Solo leve ou arenoso - Deixa penetrar a água, é fácil de trabalhar e é bom para jardins. Como seca muito rápido, no Verão tem de ser regado frequentemente. É por natureza um solo pobre, deve ser bem adubado e em caso de acidez adicionar azoto e calcário.
  • Solo pesado ou argiloso – Impermeável, frio na Primavera, Difícil de trabalhar. Não é bom para a Jardinagem. É um solo que conserva bem a água e os adubos e é habitualmente rico em fertilizantes. Este solo deve ser trabalhado antes do Inverno e adubado abundantemente. Drenar e adicionar muita turfa e estrume.
  • Solo calcário – Solo muito pobre, lamacento no Inverno e seco no Verão. Deixa penetrar a água, tem boa drenagem e é fácil de trabalhar. Deve ser trabalhado antes do Inverno adicionando todos os anos estrumes (Matéria orgânica) e sulfato de alumínio.
Fertilidade do solo

Sem comentários:

Enviar um comentário