Um jardim sem insectos seria monótono, além disso se não houvesse insectos também não existiriam outros animais que deles se alimentam, como por exemplo, os ouriços, as rãs, os sapos, algumas aves, etc.
Na realidade, a maioria dos insectos tem uma acção benéfica para os jardins.
Qual a importância dos insectos?
Na realidade, a maioria dos insectos tem uma acção benéfica para os jardins.
Qual a importância dos insectos?
Polinização
Sem insectos, muitas plantas não produziriam frutos nem sementes. Ao contrário do que muitos pensam, as flores não são só polinizadas pelas abelhas: grande parte das moscas, coleópteros e vespas também são bastante activos no jardim. Por isso, mesmo que apenas utilize pesticidas de decomposição rápida, homologados pela agricultura biológica, arrisca-se a matar insectos polinizadores. Para prevenção evite realizar pulverizações sobre plantas em flor, fazendo-o pela tardinha, quando os insectos estão menos activos.
Reciclagem de substâncias nutritivas
Existem diversos insectos que vivem no solo e se alimentam de elementos mortos. Temos como exemplo as centopeias e as larvas de alfinete, que além disso, também se alimentam de plantas vivas. Por sua vez, algumas espécies de coleópteros (denominados de coprófagos e necrófagos) enterram no solo excrementos e cadáveres de insectos, minhocas, etc. A sua actividade é indispensável para reintrodução de substâncias nutritivas no solo.
Luta contra as pragas
Na generalidade cada praga tem cerca de 2 ou 3 inimigos naturais. Calcula-se que, mesmo que o homem não lutasse contra as larvas, apenas 3% atingiria a maturidade, tal é intensa actividade levada a cabo pelos insectos auxiliares e outros inimigos naturais.
(Adap. de Guia verde de hortas e jardins – Edição Proteste)
Sem comentários:
Enviar um comentário